Institucional

ITF celebra o início do Ano Acadêmico com Aula Magna de frei Jean Ajluni

19.04.2024
Notícias

ITF celebra o início do Ano Acadêmico com Aula Magna de frei Jean Ajluni

A chegada de um professor recém-formado a uma instituição de ensino é sempre um momento de alegria, de renovação, pois traz consigo uma lufada de ar revigorante, com ideias originais, novas perspectivas. O Instituto Teológico teve a graça de fazer esta experiência no dia 17 abril, com a abertura oficial do Ano Acadêmico. A cerimônia deveria ter acontecido no início das atividades docentes, mas, em função da espera pela chegada dos estudantes angolanos, foi transferida para o mês de abril. O evento teve início na capela do ITF, com a celebração Eucarística presidida pelo frei Marcos Andrade, Definidor da Província e Secretário para a Formação e Estudos. Na homilia, frei Marcos destacou a experiência do ressuscitado feita pelos discípulos, frisando alguns verbos que aparecem no texto do Evangelho, e que nos possibilitam fazer uma experiência pessoal do encontro com Jesus. O estudo da teologia, na concepção franciscana, é um caminho privilegiado para o encontro com o ressuscitado. 
No salão acadêmico, o Diretor frei Sandro Roberto da Costa, deu as boas-vindas aos presentes, e apresentou os novos estudantes. Neste ano, ingressaram na Faculdade de Teologia três frades conventuais, um frade capuchinho, dois frades da Custódia das Sete Alegrias do Mato Grosso, e um estudante leigo. Sete estudantes angolanos, que deveriam iniciar o primeiro semestre, não conseguiram o visto na embaixada brasileira, por isso devem ingressar no segundo semestre. 
Após as apresentações, frei Sandro convidou o professor frei Jean Carlos Ajluni de Oliveira para apresentar o tema da Aula Magna. O professor Carlos Frederico e frei Ludovico Garmus, ambos professores de exegese, compuseram a mesa da apresentação. A tese de mestrado foi defendida no mês de janeiro deste ano, no Studium Biblicum Franciscanum, na Faculdade de Ciências Bíblicas e Arqueológicas. Como bem recordou o conferencista, este ano o Studium Biblicum está celebrando 100 anos de fundação. Frei Jean trabalhou com um versículo do Evangelho de Mateus 25, 34, conhecido como “O quinto discurso”, ou “Discurso sobre o fim dos tempos”. O título da tese é "TOTE EPEI O BAΣΙΛΕΥΣ: Um estudo exegético-teológico de MT 25,34". Após a apresentação, os membros da mesa teceram alguns comentários, elogiando a profundidade e seriedade do resultado da pesquisa. Frei Jean também respondeu a algumas perguntas dos presentes.
Ao fim da exposição da tese, frei Sandro dirigiu umas palavras aos presentes, destacando a importância e atualidade do estudo da Teologia. O modo franciscano de entender os estudos, sintetizado na expressão latina “studium”, bem como um melhor conhecimento de nossa herança intelectual, podem ser excelentes instrumentos para um fazer teológico que seja relevante, atual, instigante e produtivo.  
No encerramento da sessão solene, a pedido de frei Sandro, o Gestor do ITF, Bernardo Luiz Reis Ferreira, apresentou o corpo de colaboradores, responsáveis pela logística, biblioteca, administração, TI, serviços gerais. Frei Sandro destacou que essas pessoas, no seu trabalho escondido, fiel, às vezes pesado, é que possibilitam que estudantes e professores possam desempenhar suas funções com tranquilidade e conforto. O evento foi encerrado no refeitório do ITF, com a partilha festiva e fraterna de bolo e salgados. 

Fr. Sandro Roberto da Costa, ofm
Diretor do ITF

Compartilhe:   

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: