Institucional



Comissão Própria de Avaliação (CPA)

De acordo com a Portaria 001/04, de 14 de maio de 2004, foi designada pelo Diretor Geral do ITF (Coordenador de Curso) a Comissão Própria de Avaliação, pautada nas orientações emanadas do Sistema acional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), sob a égide da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. A CPA está organizada com a finalidade da adoção de instrumentos para a busca de maior eficácia da gestão institucional, com reflexos na melhoria da qualidade do trabalho acadêmico através de seus cursos, atividades e serviços. É uma das instâncias que colaboram para diagnóstico e apoio na redefinição do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), uma vez que os dados apontados constituem instrumentos que subsidiam estratégias acadêmicas em relação às práticas pedagógicas. É processo contínuo, por meio do qual o ITF constrói conhecimento sobre sua própria realidade, compreende os significados do conjuntos de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
No período de 2014 a 2018 foram feitos um Fórum de Debate entre Professores e Alunos da Faculdade de Teologia e votações discentes de avaliação institucional promovidas pela CPA. Os resultados obtidos nas votações foram direcionados para as respectivas seções para que tomassem conhecimento de seu real desempenho perante os usuários. Foi elaborada, para cada professor, planilha com as notas obtidas e os respectivos comentários feitos pelos alunos. O anonimato de cada votante foi mantido.

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

O Instituto Teológico Franciscano, dentro de seus objetivos e metas, procura envidar todos os esforços para a sistematização de um amplo processo de autoavaliação institucional, buscando resultados que levem ao contínuo aperfeiçoamento e qualificação da presente instituição. Assim, a avaliação, numa perspectiva institucional, deverá priorizar, num primeiro momento o próprio curso de graduação e, num segundo momento, os professores.

A avaliação institucional leva em conta o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a política de ensino, a pesquisa, os programas de extensão, a responsabilidade social da instituição, a comunicação com a sociedade, as políticas de recursos humanos, a organização e gestão, a infraestrutura física, avaliação do próprio curso e as políticas de atendimento aos alunos.

RESPONSABILIDADES DA CPA

  • Promover a autoavaliação da Instituição de Ensino
  • Organizar e coordenar a redação dos instrumentos de avaliação
  • Definir estratégias de sensibilização, para conscientizar e envolver a comunidade acadêmica nos trabalhos de avaliação
  • Aplicar as avaliações
  • Sistematizar os dados coletados
  • Identificar pontos fortes e fracos da IE
  • Comunicar os resultados às instâncias adequadas, para conhecimento e ações corretivas ou de melhoria que se mostrarem necessárias.

COMPOSIÇÃO DA CPA

Coordenador:
Igor Júlio Fernandes de Souza

Representante do Corpo Docente:
Carlos Frederico Schlaepfer

Representante do Corpo Discente:
 

Representante do Corpo Técnico-Administrativo:
Maicon da Silva Carreiro

Representante da Sociedade Civil Organizada:
Maria José Leão Salvini

AVALIAÇÃO EXTERNA

Entre 29 de setembro e primeiro de outubro de 2005 o ITF recebeu a visita oficial dos avaliadores do MEC, em vista do Reconhecimento do curso de Teologia. O ITF correspondeu de modo plenamente satisfatório a todos os quesitos estabelecidos pelo MEC. O resultado desta visita foi a Portaria 965 de 28/04/2006, publicada no Diário Oficial da União em 02/05/2006.

Avaliação externa 2005


CONFIRA OS RELATÓRIOS COM AS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS

Regulamento CPA



Avaliação Institucional 2014.2



Avaliação Institucional 2015



Avaliação Institucional 2016



Avaliação Institucional 2017



Avaliação Institucional 2018.1



Avaliação Institucional 2018.2


 

Avaliação Institucional 2019.1


 

Avaliação Institucional 2019.2


 

Avaliação Institucional 2020

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: