Institucional



Professores

Breno Herrera da Silva Coelho

Possui Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ; 2017), mestrado em Planejamento Ambiental (COPPE/UFRJ; 2002) e graduação em Ciências Biológicas (bacharelado cum laude em Ecologia; UFRJ; 1999). Pesquisador do Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Professor do Instituto Teológico Franciscano (ITF).

CURRÍCULO LATTES
 

Carlos Frederico Schlaepfer

Graduado em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), em Teologia e Filosofia pelo Instituto Teológico Franciscano (1985); mestrado (1997) e doutorado (2002) em Teologia Bíblica pela PUC- RJ. Atualmente é assessor do CEBI. Leciona Grego e introdução à Bíblia.

CURRÍCULO LATTES

 

Eva Aparecida Rezende de Moraes

Pós-Graduada (Lato Sensu) em Matemática (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Profa. Nair Fortes Abu-Mehry, Além Paraíba, MG, 1986). Mestrado em Teologia (Puc-Rio, 1999: "Um líquido precioso em vaso de barro: a Trindade presente na Igreja"). Doutorado em Teologia (Puc-Rio, 2004: "Odres novos para um vinho novo: a Eclesiologia de Comunhão de Yves Congar").

CURRÍCULO LATTES

 

Fernando de Araújo Lima 

Concluiu os Cursos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano em 1985. Fez Bacharelado e Formação de Psicólogo no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), é especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente ministra as disciplinas Psicologia Pastoral e Administração no instituto Teológico Franciscano (ITF), Procurador Educacional Institucional junto ao MEC, Orientador Psicopedagógico e Ouvidor na mesma Instituição de Ensino Superior. Exerce a Psicologia com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia teórica, psicologia, psicanálise, psicopatologia, recursos humanos e violência humana.

CURRÍCULO LATTES

 

Francisco Morás

Concluiu mestrado em teologia pastoral na Bélgica e o doutorado em teologia sistemático-pastoral PUC-Rio (2001). Domina fluentemente quatro línguas e possui 12 livros publicados. Atua e leciona na área da teologia, com ênfase na teologia pastoral.

CURRÍCULO LATTES

 

Gilberto da Silva

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade São Boaventura (Unifae), Curitiba-PR. É graduado em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano (ITF), Petrópolis-RJ. Possui pós-graduação em Espiritualidade Ecologia e Educação, pelo ITF, Petrópolis. Fez o Mestrado em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade "Antonianum" (2017), em Roma. É doutor em Teologia pela mesma Universidade em 2022.

CURRÍCULO LATTES 


Gustavo Wayand Medella

Trabalha com conteúdos online e com o diálogo entre Teologia e Comunicação. Graduado em Comunicação Social, pela UFJF, com ênfase em Rádio e TV. Pós-graduado, lato sensu em Comunicação e Cultura pela PUC-SP. Além de ser graduado em Teologia pelo ITF.

CURRÍCULO LATTES


Ivo Müller

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (1990), graduação em Filosofia – Instituto São Boaventura (1985), graduação em Teologia – Seminário Maior São Salvador da Custódia de Terra Santa, Jerusalém, Israel (1995). Possui mestrado (1998) e doutorado (1999) em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Antonianum, Roma, Itália. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Pastoral.

CURRÍCULO LATTES
 

Jean Carlos Ajluni Oliveira

Possui graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano(2014). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Tradições e Escrituras Sagradas.

CURRÍCULO LATTES

 

João Fernandes Reinert

Possui mestrado em Teologia Sistemático-Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica RJ. Atualmente é professor de Teologia Pastoral no Instituto Teológico Franciscano. Atua em cursos e seminários sobre eclesiologia e pastoral urbana. Possui doutorado em teologia pela PUC-Rio (2014).

CURRÍCULO LATTES

 

Maria Joaquina Fernandes Pinto

Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (1993), graduação em Letras - Faculdades de Barra Mansa (1976), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e Pós-doutorado em Bioética pela Pontificia Università Lateralense - Accademia Alfonsiana (Roma 2008).

CURRÍCULO LATTES

 

Maria Suzana Figueiredo Assis de Macedo

Graduada em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano - ITF (2009). Especialização em Ciência da Religião (2010) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG . Mestra em Ciência da Religião (2013 - UFJF). Doutora em Ciência da Religião (2017 - UFJF). Especialização em Mariologia (Teologia Sistemática) pela Faculdade Dehoniana, Taubaté, SP (2018).

CURRÍCULO LATTES


Moema Maria Marques de Miranda

Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professora do Instituto Teológico Franciscano. Tem experiência em temas ambientais, tendo atuado durante vários anos junto a organizações não governamentais, na organização do Fórum Social Mundial. É secretária da Rede Iglesias y Mineria, com atuação na América Latina. Acompanha comunidades e organizações de base ligadas a Igreja Católica na Amazônia.

CURRÍCULO LATTES

 

Medoro de O. Souza Neto

Teologia Sistemática IV: Eclesiologia

Presbítero

CURRÍCULO LATTES


Ronaldo Fiúza Lima

Possui graduação em Teologia (1987) e Filosofia (1983) pelo Instituto Teológico Franciscano, mestrado em Teologia e Ciências Patrísticas pela Pontifícia Università Lateranense Roma (1992), doutorado em Teologia e Ciências Patrísticas pela Pontifícia Università Lateranense Roma (1998) e mestrado-profissionalizante em Teologia e Ciências Patrísticas pela Pontifícia Università Lateranense Roma (1993).

CURRÍCULO LATTES

 

Sandro Roberto da Costa

Possui doutorado em História da Igreja pela Pontifícia Universitas Gregoriana – Roma, Itália (2000). Foi diretor do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis por dois mandatos (2007-2009/2010-2012). Atualmente é professor no Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis, RJ. Leciona as disciplinas História da Igreja Antiga e Medieval.

CURRÍCULO LATTES


Volney José Berkenbrock

Possui doutorado em Teologia pela Faculdade de Teologia Católica da Universidade Federal de Bonn, Alemanha (Rheinische-Friedrich-Wilhelm-Universität 1995). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em História das Religiões, atuando principalmente nos seguintes temas: eclesiologia, diálogo inter-
religioso, história das religiões, igreja católica, cristianismo e candomblé.

CURÍCULO LATTES

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: