29.07.2019
Artigos dos estudantes

ECLESIOLOGIA DAS COMUNIDADES-ONDJANGO NA ÁFRICA A PARTIR DO VATICANO II

CAMBOLO, José Morais. Eclesiologia das Comunidades-Ondjango na África a partir do Vaticano II. 88 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Teologia) – ITF – Instituto Teológico Franciscano. Petrópolis, 2018.

As Comunidades-Ondjango constituem um modo típico da vivência comunitária na África. O carácter comunitário entre os africanos está acima do indivíduo. É na comunidade que o indivíduo encontra sentido à sua existência. É no Ondjango onde se desenrola toda a ação da comunidade africana, ele é o centro da vida de todos os membros, da família. A partir do Concílio Vaticano II os africanos começam a resgatar elementos da cultura tradicional para dar um rosto próprio à Igreja. A eclesiologia do Povo de Deus, de Comunhão, a autonomia das Igrejas locais, bem como outros diversos aspectos dos documentos conciliares indicam pontos de partida para uma atualização do Evangelho a cada realidade cultural. O resgate de aspectos da cultura do Ondjango tradicional e aplica-los à Igreja, agrega as dimensões comunitárias, onde todos os membros são uma grande família. A eclesiologia africana com olhos no Vaticano II assume o modelo de Igreja Família de Deus, inculturando assim a dimensão de povo de Deus ao da família que expressa melhor a relação entre os membros do Ondjango. Como as primeiras comunidades cristãs, comunidade convocada e reunida em nome do Senhor, para escutar a Palavra de Deus, para se nutrir da Eucaristia, partilhar os bens a fim de se tornar um só coração e uma só alma, a Igreja na África percebe que o Ondjango tradicional oferece uma enorme contribuição, por isso, resgate alguns elementos e os incorpora à vida eclesial. O Ondjango quer apresentar a mensagem salvífica aos homens e mulheres do seu tempo. Reunidos em pequenas comunidades, presidida por um leigo, o catequista, e em comunhão com o grande Ondjango, a diocese, atualizam a novidade do Reino. Este modelo de Igreja Família de Deus, recebido das Comunidades-Ondjango da cultura africana, está intimamente ligado à tradição cristã. Assim sendo, a Eclesiologia das Comunidades-Ondjango na África é um modo africano de ser Igreja, onde todos os membros participam ativamente um da vida do outro, onde o leigo preside a comunidade e possibilidade a criação de novos ministérios.

Palavras-chave: África. Comunidades-Ondjango. Eclesiologia. Vaticano II.