Institucional

MENSAGEM DE NATAL

26.12.2024
Liturgia

MENSAGEM DE NATAL

FELIZ NATAL

Por que desejamos um Feliz Natal?

Vamos refletir sobre alguns trechos da liturgia do 4º Domingo do Advento e do dia de Natal, que nos revelam o significado dessa felicidade desejada. 

O Messias/Cristo nasceu em Belém, a “casa do pão” (Mq 5,1-4a). Com a força do Senhor, Ele cuidará de seu povo de Israel como um pastor cuida de suas ovelhas. Então os homens viverão em paz, paz que se estenderá até os confins da terra. O próprio Cristo será a Paz. Antes, porém, Deus deixará seu povo no abandono, “até ao tempo em que uma mãe der à luz”. A salvação acontecerá quando uma mãe gerar um filho.

Deus não quis que seu Filho fosse um sacerdote, para continuar oferecendo holocaustos e sacrifícios como se fazia no templo (Hb 10,5-10). O Filho de Deus nasceu de uma Virgem-mãe pelo poder do Espírito Santo, recebendo um corpo humano, unindo sua natureza divina à nossa natureza humana pecadora. Por isso Cristo diz: “Pai! eu vim para fazer a tua vontade”. A vontade do Pai é que seu Filho Unigênito entregue a Sua própria vida, Seu corpo, pela nossa salvação. Nascido da Virgem Maria, o Filho de Deus tornou-se nosso irmão. Por isso “não se envergonha de nos chamar de irmãos” (Hb 2,11). Somos filhos de Deus e irmãos de Jesus. Somos filhos de Deus porque Jesus é nosso irmão: “Vede com que grande amor o Pai nos amou, para sermos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato” (1Jo 3,1).

No passado – diz a Carta aos Hebreus (Hb 1,1-6) – Deus se comunicava com os homens por meio dos Profetas. Agora, porém, se comunica por meio de seu próprio Filho, nascido da Virgem Maria. Pelo poder do Espírito Santo, Cristo recebeu dela o seu corpo e a natureza humana. Para fazer a vontade do Pai, Ele “humilhou-se, tornando-se obediente até a morte... e morte de cruz” (Fl 2,8).

Deus é Amor-comunicação. Enviou ao mundo seu Filho Unigênito, que se fez Palavra, a Comunicação viva entre Deus e nós (Jo 1,1-18). Esta Palavra estava desde o princípio junto de Deus. Foi por meio dela que Deus criou o universo. E é dela que recebemos a plenitude da graça, do Amor de Deus que nos abraça como seus filhos e filhas. Essa Palavra feita carne humana veio habitar entre nós (v. 14). Quem acolhe essa Palavra com fé e amor torna-se apto para viver como filho de Deus.

Envolvidos pelo Amor de Deus, manifestado no Menino nascido em Belém, desejamos a todos um Feliz Natal.

Frei Ludovico Garmus, O.F.M.

 

 

Compartilhe:   

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: