Institucional

Abertura do segundo semestre do Curso de Graduação em Teologia.

03.08.2023
Notícias

Abertura do segundo semestre do Curso de Graduação em Teologia.

O evento foi realizado nas instalações do ITF, no dia 01 de agosto. Dando início, na Igreja São Francisco, a Missa foi presidida por Frei Gilberto da Silva, OFM e Frei Sandro Roberto da Costa, OFM, diretor do Instituto.
Em seguida, Frei Gilberto administrou a aula magna, no salão acadêmico. Frei Gilberto apresentou a sua tese de Doutorado "Os avanços e retrocessos dos franciscanos nos 60 anos da renovação conciliar".    
O Concílio Vaticano II, ocorrido nos anos 1963-1965, iniciou a tarefa de conduzir um diálogo entre a Igreja e a modernidade. As mudanças foram extensas e importantes, por exemplo, na teologia, na liturgia, na vida pastoral, e também uma atualização para a vida religiosa foi proposta.
Naquela época, o Ministro Geral era o Frei Constantino Koser, que ajudou a Ordem dos Frades Menores a atualizar seu carisma e missão. A OFM fez um grande esforço para envolver os frades na revisão de vida e todas as mudanças necessárias foram baseadas na fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo e no carisma de São Francisco de Assis. Muitas coisas mudaram ou foram atualizadas, por exemplo: relacionamento com o superior (obediência dialogada); restauração do sentido de fraternidade franciscana e fraternidade universal, uma Ordem única (composta de padres e irmãos leigos); um novo modelo para celebrar o Capítulo Geral; como lidar com dinheiro com responsabilidade.
Frei Gilberto da Silva, em seu doutorado, estudou os escritos e o governo de Frei Koser, agora celebrando os 60 anos do início do Concílio Vaticano II, e das transformações que ocorreram na OFM, apresentou na aula inaugural do ITF, um raio-X da Ordem e indicou alguns avanços e retrocesso ao longo deste tempo, como a dificuldade dos frades de vocação laical se formarem, primeiro com uma identidade franciscana sólida e também profissional. A questão do clericalismo dos frades presbíteros e algumas práticas reservadas ao clero secular e não ao religioso franciscano. 
Apresentou, também, o crescimento numérico no período pré-conciliar e seu decréscimo no período pós-conciliar. A questão da justiça e Paz e Integridade da Criação foi apresentada como um desafio e, ao mesmo tempo como um elemento constitutivo do carisma franciscano contemporâneo. O pontificado do Papa Francisco, segundo Frei Gilberto, também impacta no carisma franciscano, as encíclicas Laudato sí, Fratelli tutti e Querida Amazônia ajudam os franciscanos a encarnar hoje a missão de Cristo e de São Francisco no presente. Destacou o franciscano: os tempos que vivemos são difíceis, mas a esperança continua sendo companheira de estrada.

O evento foi finalizado com um momento de confraternização do refeitório do ITF.

Desejamos um ótimo segundo semestre aos professores, estudantes e colaboradores do Instituto Teológico Franciscano.

Texto e Imagens: Divulgação ITF

Compartilhe:   

Ver todas as imagens
Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: