Institucional

Ministro Geral visita Fraternidades da Província da Imaculada em Petrópolis

09.02.2023
Notícias

Ministro Geral visita Fraternidades da Província da Imaculada em Petrópolis

Acompanhado do Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, do Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, do Definidor Geral para a América Latina, Frei César Külkamp, e do Ministro Provincial da Província São Pedro e São Paulo da Colômbia, Frei Nelson Tovar Alarcón, o Ministro Geral chegou à Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis por volta do meio-dia. Os frades do Regional do Rio de Janeiro já o aguardavam para uma calorosa acolhida deste confrade que está a serviço dos frades da Ordem de todo o mundo.

Após o almoço, Frei Massimo quis fazer uma visita ao túmulo de Frei Constantino Koser, no Mausoléu dos Frades. Em suas viagens, o Ministro Geral tem procurado fazer uma visita nos túmulos dos antigos Gerais da Ordem já falecidos.
Às 14h30, na Sala Capitular do Convento, Frei Massimo reservou um momento para poder conversar com os frades estudantes do tempo da Teologia. Frei Felipe Carreta, representante dos frades estudantes, falou em nome dos teólogos, recordando a carta de São Francisco a Frei Leão, ressaltando a alegria e o cuidado que permeia a vida entre os irmãos e que era esse o espírito dessa visita de um irmão aos seus confrades. O Mestre do tempo da Teologia e Definidor Provincial, Frei Marcos Antonio de Andrade, ofereceu a Frei Massimo algumas informações de nossa Fraternidade e dos diversos serviços desempenhados pelos frades na cidade de Petrópolis e nas várias cidades em que os frades se fazem presentes no estado do Rio de Janeiro.

Em sua fala, Frei Massimo, expressou a alegria por ver tantos confrades jovens que se colocam no caminho de viverem como frades menores e também os encorajou a vencerem os desânimos e os medos que as situações da vida possam vir a oferecer. Lembrou-os de que: “Somos frades porque respondemos ao chamado de Jesus. Ele é quem nos chama! Nossa relação com o Senhor é um processo de amizade, de abertura e de descoberta de nós mesmos, de quem somos e daquilo que podemos ser nessa caminhada como irmãos. O aspecto mais importante do nosso carisma é sermos irmãos, formamo-nos para a experiência da fraternidade universal”.
Segundo ele, o frade menor se forma na atenção às questões do hoje com criatividade e cultivando uma vida de oração e contemplação com aquilo que nos cerca. Frei Massimo pediu que os frades nunca percam do horizonte de suas vidas o cultivo com a simplicidade e o olhar atento aos mais necessitados. “Nossa vocação nasce e cresce com a simplicidade. Meus caros irmãos, a oração e as celebrações começam e têm sentido com nossas vidas. Na partilha de nossas vivências é que podemos fazer o louvor, a súplica e o agradecimento ao Pai por tudo o que sua graça nos concede e nos impulsiona”. Os frades estudantes puderam também fazer um relato de suas experiências, anseios e expectativas com relação à caminhada formativa que têm trilhado ao longo desses anos.

Depois de uma pausa para um café, foi a vez de Frei Massimo se encontrar com os frades do Regional do Estado do Rio de Janeiro. Em sua fala, ele explicou que a Ordem passa hoje por um processo de transformação influenciado, sobretudo, pelo envelhecimento dos irmãos e pela diminuição de vocações em regiões que, outrora, eram grandes celeiros vocacionais. “Precisamos conservar as raízes do dinamismo franciscano que sempre soube se aplicar às mudanças dos tempos ao longo da história. Não podemos ficar presos na ação de conservação, nossa ação deve se voltar para a renovação, para modos novos e interligados de sonhos e projetos comuns”. Concluiu sua fala encorajando os frades a se animarem em suas missões e ações evangelizadoras.
Ao final da tarde, os frades, juntamente com a comunidade local da Igreja do Sagrado se reuniram para celebrarem a Eucaristia que foi presidida por Frei Massimo e contou com a presença de várias congregações religiosas de irmãs que vivem em Petrópolis e de lideranças da Paróquia. O Coral dos Frades, regido pelo maestro do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, Marco Aurélio Lischt, fez-se presente na animação da celebração.

Em sua homilia, Frei Massimo externou sua grande alegria em poder estar nesta bela comunidade franciscana. “Agradeçamos, todos juntos, ao Senhor, pelo caminho que vocês estão trilhando aqui em Petrópolis, confrades e comunidade cristã. É um belo exemplo da força da comunidade que, quando unida, pode fazer crescer o bem e desmascarar o mal.” Ele também lembrou que a força da comunidade se dá nas relações que cultivamos mutuamente e que uma das doenças do nosso tempo é a de permanecermos sozinhos e nos esquecermos de cultivar nossas relações com nossos irmãos. Concluiu: “São Francisco nos lembra que esses demônios são expulsos com a oração e é através dela que o santo liberta tantas pessoas acorrentados pelo mal. Não apenas isso: Francisco expulsa demônios através da comunhão entre os cristãos, como vemos em vários episódios de sua vida. A caridade verdadeiramente nos liberta e restaura as nossas verdadeiras relações”.

Ao final da celebração, Frei Gilberto da Silva, em nome dos frades do Regional e do povo petropolitano, agradeceu a visita de Frei Massimo e numa calorosa salva de palmas ofereceu ao confrade que leve do Brasil nossa acolhida, nossa gratidão e nossos desejos de que o Bom Deus o abençoe sempre em sua missão junto aos frades de todo o mundo.
Terminada a eucaristia, os frades se reuniram aos pés da imagem do Sagrado Coração de Jesus para uma foto oficial desse dia de partilha da vida franciscana e receberam de lembrança de Frei Massimo um Tao abençoado no Monte Alverne e um texto da Regra dos Frades Menores, haja vista que neste ano a Regra Bulada da OFM completa 800 anos desde que foi aprovada pelo Papa Honório III, em 1223. Encerrando o dia, os frades se reuniram para um recreio festivo nas dependências do convento.


*Frei João Manoel Zechinatto (texto) e  Frei Ruan Felipe Sguissardi (fotos)

Compartilhe:   

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: