Institucional

Mensagem do Ministro Provincial para o Ano Novo

21.12.2022
Artigos

Mensagem do Ministro Provincial para o Ano Novo

FELIZ ANO NOVO!

Meu caro irmão, minha querida irmã,

Quero estar perto de você para, em nome dos confrades da Província Franciscana da Imaculada Conceição, empenhar votos de Feliz Ano Novo, ou como se diz lá em Minas, votos de Boas Entradas.

Nesses próximos dias vamos ver espetáculos pirotécnicos encherem os céus, multidões envolvidas por sorrisos e abraços sairão às ruas, corações crentes encontrarão espaço para uma prece, uma atmosfera de alegria e esperança envolverá a tudo e a todos…

Embora repetida a cada intervalo de 365 dias, a virada do ano conserva e, mais que isso, remete a uma experiência revigorante.

Podemos nos perguntar: Por que esse tempo nos impacta tanto?

A partir da nossa experiência de fé sabemos que nossa existência não se resume à restritiva sina de nascer, crescer, multiplicar-se e fenecer.

Na nossa caminhada, algumas vezes, podemos nos revelar insatisfeitos, inadaptados, rebeldes, e até desanimados, desalmados.

Contudo, o ser humano que sabe de onde veio e para onde vai, é sustentado pela certeza de que tudo o que o olhar alcança, tudo o que sente o coração, mesmo que intenso seja, é ainda provisório.

O prometido, o que virá, o novo, isso sim tem o dom da plenitude e dá sentido a todos os recomeços.

Por isso, nossos votos de “Feliz Ano Novo” deixam de ser meros cumprimentos formais para se converterem em partilha daquelas razões primeiras que congregam e promovem a confraternização de todas as criaturas do universo

A celebração de um Novo Ano, mais que projeções, sugere também um olhar retrospectivo.

A consideração do caminho feito deverá ter a marca da gratidão.

Mesmo que muitas promessas e projetos não tenham alcançado satisfatória realização, é preciso reconhecer o esforço empreendido e até a necessidade de rever a rota, sem perder o rumo.

Como diz o poeta “se muito vale o já feito, mais vale o que será”.

Por isso, o início de um novo ano aponta direções e apresenta desafios.

Assim, ao receber, por pura graça, um ano novo repleto de infinitas possibilidades, como fraternidade, como família, como pessoas escolhidas pelo Senhor para testemunhar o seu Evangelho, sintamo-nos revigorados pelo desejo de seguir vivendo o dom da vocação franciscana.

Renovemos nossa esperança e nosso compromisso com a promoção de relacionamentos curativos, acolhedores, ternos e fraternos.

Tenhamos a alegria de estar entre os pobres e com eles sonhar “novos céus e nova terra”.

Boas entradas!

Feliz Ano Novo!

Paz e Bem!

*FREI PAULO ROBERTO PEREIRA, OFM

Ministro Provincial

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Compartilhe:   

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: