Institucional

Inscrições abertas: Curso de Introdução ao Distributismo

06.04.2021

Inscrições abertas: Curso de Introdução ao Distributismo

O distributismo foi uma teoria econômica formulada por Hilaire Belloc e amplamente difundida por Gilbert Keith Chesterton, na Inglaterra do início do século XX. Inspirados na encíclica Rerum novarum, de Leão XIII, os distributistas compreendiam que a raíz dos males sociais modernos estava no fato de que, no capitalismo, a propriedade dos meios de produção estava concentrada em poucas mãos, enquanto a maior parte das pessoas era condenada à uma vida de servidão assalariada.

O socialismo também foi rechaçado, uma vez que visava concentrar ainda mais a propriedade, porém sob o domínio do Estado. Assim, os distributistas propuseram como alternativa ao capitalismo e ao socialismo um modelo econômico baseado na descentralização e na ampliação do acesso à propriedade privada ao maior número de pessoas possível.

O Curso Introdução ao Distributismo objetiva apresentar ao aluno o ideário distributista. Para isso, pretende-se analisar o contexto no qual as ideias distributistas foram formuladas e difundidas. Aborda-se também as críticas feitas pelo distributismo ao capitalismo e ao socialismo. A ampla defesa das ideias distributistas no Brasil do século XX também é matéria de discussão, uma vez que o ideal econômico figurou entre as alternativas a serem aplicadas no processo de modernização da economia nacional.

As aulas serão realizadas às terças-feiras, nos dias 4, 11, 18 e 25 de maio, de 19h às 21h,  por meio da plataforma Google Meet, de forma síncrona, visando o cenário atual de pandemia causada pela COVID-19.
O interessado deverá efetuar o pagamento de uma parcela de R$ 50,00 (cinquenta reais), via boleto bancário no ato da inscrição.


Proponentes:

Alessandro Garcia da Silva: Possui graduação em CIENCIAS SOCIAIS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. É Professor de Sociologia no campus avançado Maricá do Instituto Federal Fluminense.

Rhuan Reis do Nascimento: Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; mestre em História pelo mesmo Programa; especialista em Ensino Religioso, formado pela Faculdade de Educação São Luís (2018 ) e graduado em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2016).É autor do livro "O Distributismo de Chesterton e Belloc" (2016), publicado pela editora do Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio (Ramon Llull). Possuí experiência em História das Ideias Políticas e História do Pensamento Econômico. Tem interesse em temas como: Pensamento Social Brasileiro, Pensamento Social Cristão, Terceiras Vias e Doutrina Social da Igreja. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a recepção/apropriação do Distributismo no Brasil (século XX).

 

INSCRIÇÕES AQUI


**Mais informações no edital.   EDITAL DIR 3/2021

Compartilhe:   

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: