Institucional

Começa a XXI Semana Teológico-Pastoral

20.10.2020
Notícias

Começa a XXI Semana Teológico-Pastoral

 Nesta terça-feira, dia 20 de outubro, teve início a 21ª edição da Semana Teológico-Pastoral.
Em virtude da pandemia, pela primeira vez o evento será totalmente on-line, traduzindo-se em uma vantagem para quem precisaria se deslocar para participar. Nas palavras de Frei Ivo Müller, diretor do Instituto Teológico Franciscano, “em tempos de pandemia, não temos fronteiras”.

A palestra inicial foi proferida por Frei Volney Berkenbrock, tomando como plataforma de reflexão cinco compreensões gregas sobre o tempo: cronológico; kairológico; aiônico; sintópico ou distópico e mítico. Frei Volney fez várias provocações sobre a questão do tempo no âmbito da eclesialidade e ressaltou a importância de a Igreja aproveitar as oportunidades surgidas nesse tempo de pandemia. O tema da palestra, “Nós e o Tempo. Confortos e confrontos para cristãos e comunidades em época de pandemia”, faz parte do livro O novo normal a ser lançado no próximo mês.

Na sequência, o professor Paulo Fernando Carneiro de Andrade discorreu sobre o tema: “Papa Francisco e uma hermenêutica teológica da pandemia”. A palestra recordou ações e pronunciamentos do atual pontífice frente ao difícil quadro instalado durante a pandemia. De acordo com Fernando Andrade, a intuição do papa Francisco está correta: a pandemia mostra a interdependência de todos. A hermenêutica do papa demonstra que a pandemia não é resultado de um castigo de Deus sobre a humanidade, mas é um evento dramático que expõe um mundo doente com estruturas que precisam ser mudadas. Segundo o palestrante, estamos todos no mesmo barco, mas como no Titanic, em classes diferentes; enfrentando o mesmo desafio de formas distintas.
A XXI Semana Teológico-Pastoral prosseguirá até o dia 22 de outubro.

Conteúdo do primeiro dia da XXI Semana Teológico-Pastoral: https://www.youtube.com/watch?v=PiYQ3ZDkjNw

Compartilhe:   

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: