Francisco, o Sultão e o Papa: inspirações para uma comunicação não violenta

28.10.2019

Francisco, o Sultão e o Papa: inspirações para uma comunicação não violenta

Celebramos neste ano os 800 anos da ida de Francisco de Assis ao encontro do Sultão do Egito, em 1219, em plena V Cruzada. O papa Francisco se destaca como um dos mais proeminentes líderes mundiais, na construção de uma sociedade onde imperam o diálogo, a compreensão e a tolerância, entre as várias formas de religião,entre os povos e culturas. Por outro lado, vivendo num tempo em que a comunicação, o diálogo, o encontro com o outro é tão facilitado, por tantos meios, principalmente os meios virtuais, constatamos que nem sempre esta comunicação promove de fato o diálogo, o respeito, a paz, sendo instrumentalizada para fomentar o ódio, a divisão, a destruição do outro. O evento se propõe, a partir do exemplo do Encontro de Francisco de Assis, e das propostas do Papa Francisco, a possibilidade de uma comunicação não violenta.

Tópicos abordados:
O encontro de Francisco com o sultão; Papa Francisco e a construção do diálogo e da paz; por uma comunicação não violenta.

Inscrição:
Quem puder trazer como doação itens para lanche de crianças: biscoitos, bisnaguinhas, wafers, bombons (para o Projeto Gente Viva).

Programação:
19:00 - 20:15; apresentação e exposição de Frei Sandro Roberto da Costa;
20:15 - 21:10: apresentação do Rafael Ludolf;
21:10-21:30: diálogo com o público

Palestrantes:

Frei Sandro Roberto da Costa
Frei Sandro Roberto da Costa é frade Franciscano, professor de História do Cristianismo no Instituto Teológico Franciscano. Formado em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, trabalha na área de história do cristianismo, história da Ordem Franciscana e da Vida Religiosa em Geral. Tem vários artigos sobre o tema, além de dar cursos e palestras na área. É o Redator da Revista Grande Sinal.

Rafael Van Erven Ludolf
Advogado. Membro das Comissões de Proteção e Defesa Animal da OAB RJ e Niterói. Mestre em Sistema de Gestão para a Sustentabilidade – UFF. Pós graduado em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil - UCAM. Escritor e Conferencista Espírita. Coordenador de Doutrina e Secretário do Grupo Espírita Servidores de Jesus em Niterói.