XXV - SEMANA TEOLÓGICO-PASTORAL 2024

XXV - SEMANA TEOLÓGICO-PASTORAL 2024

Youtube e Google Meet
de às 08:00 - 16:00

A Semana Teológico-Pastoral/24, na XXV edição, traz à mesa de estudo o decreto conciliar Presbyterorum Ordinis, às vésperas de seus 60 anos de promulgação.

Ao apresentar este assunto, a Coordenação do ITF e do Departamento de Teologia da PUC-Rio têm em mente três perspectivas:

1. o atual contexto histórico;
  2. o povo de Deus, de onde provêm os presbíteros e em função do qual exercem eles seu ministério; e
  3. a caridade pastoral, ou seja, a espiritualidade proveniente do Bom Pastor e da Tradição viva da Igreja, particularmente a partir do Vaticano II.

Em vista disso, ressaltam-se os seguintes temas: relação entre Povo de Deus e missão dos presbíteros, provocações do Papa Francisco a toda a Igreja e aos presbíteros, o clero do Brasil à luz do Vaticano II (PO) e da Conferência de Aparecida (2007), representações de Igreja (eclesiologias) e decorrente compreensão da missão presbiteral, chances e desafios da era digital na formação presbiteral, espiritualidade cristã e evangelização hoje.

Portanto, propomos o presbítero como ser humano e sua missão no modo sinodal de a comunidade eclesial se articular, às vésperas dos 60 anos do Decreto Presbyterorum Ordinis e sob o pontificado do Papa Francisco.

SOBRE AS COMUNICAÇÕES

Incentivamos estudantes dos níveis de bacharelado, mestrado e doutorado, vinculados ou não às duas instituições promotoras, a se inscreverem como palestrantes. Temas relacionados ao assunto da Semana são bem-vindos, mas serão igualmente contemplados os relacionados ou não a outros estudos em curso.

As apresentações devem limitar-se a 15 minutos e contar com 5 de interação.

O prazo para inscrição de apresentações vai até dia 15 de outubro.

No ato de inscrição, cada proponente deverá apresentar por escrito, nos campos disponíveis:

1. título da apresentação;
  2. uma síntese de até 10 linhas (cerca de 800 toques com espaço)

As Mesas serão compostas levando em conta a relativa proximidade dos assuntos a serem tratados. O acesso será pelo Google Meet, Cada Mesa terá seu link.

*Observações:

Na parte da manhã, o acesso ao evento será via YOUTUBE;  o link estará disponível a partir do ato da inscrição.
Os certificados aos participantes serão encaminhados via E-mail.

Organizado por:
Instituto Teológico Franciscano