Mulheres, Igreja e Modernidade

Mulheres, Igreja e Modernidade

YouTube do ITF
28 de Abril às 19h30m

Como a mulher foi vista ao longo da história, especialmente na Igreja Católica?

Como as mudanças advindas com a modernidade influenciaram na imagem e nas atitudes da Igreja em relação à mulher e ao seu papel na Igreja e na sociedade?

A Live vai analisar as construções católicas acerca da figura e dos papéis da mulher diante de transformações sociais e políticas que reconfiguram modos de vida, tradições e autoridade. Também vai analisar os lugares e papéis atribuídos a figuras femininas no que tange à Igreja Católica no contexto social, político e religioso da Modernidade Religiosa.

Palestrante:

Mariana de Matos Ponte Raimundo:

Professora de História das Religiões do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. Atuou como tutora da Universidade São Francisco - polo ITF Petrópolis até 2021 e Editora assistente de Plura - Revista da ABHR até 2020. Doutora em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora como bolsista da Capes.

Possui graduação em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2009), especialização em História Contemporânea pela Universidade Cândido Mendes (2011) e mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Dedica-se à pesquisa das relações entre religião e política na modernidade.