11.02.2020

"Uma economia que faz viver e não mata"

Instituto Teológico Fanciscano
18 de Fevereiro às 09H - 17H

ABERTURA: “Qual Objetivo e Contexto deste evento em Petrópolis e região? ”

Horário: 8h30 – 9h00
Fábio Paes e Talita Guimarães (SEFRAS)

Será contextualizado a importância e o objetivo deste Encontro Regional em Petrópolis – RJ, com base na convocação do Papa Francisco para o Encontro em Assis no mês de março com a presença de jovens. Qual é o papel da rede de interessados em cada localidade e no Brasil.

Certificado

PAINEL 01: “ Os desafios da realidade social, política e econômica da atualidade a partir da perspectiva da Economia de Francisco”.
Horário: 9h00 – 10h15

Convidado: Rudá Guedes Ricci,
Sociólogo, mestre em ciência política e doutor em ciências sociais pela Unicamp. Presidente do Instituto Cultiva. Da coordenação da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco (ABEF) e do Pacto Educativo Global no Brasil. Foi consultor da ONU.

PAINEL 02: “ Os desafios colocados para a “Economia de Francisco” e da urgência da mudança do paradigma econômico. ”
Horário: 10h30 – 12h00

Convidado: Leonardo Boff,
Filósofo, teólogo e professor aposentado de Ética da UERJ.

Moderador: Rudá Guedes Ricci

PAINEL 03: “A perspectiva de uma Nova Economia baseada na espiritualidade de Clara e Francisco”.
Horário: 14h00 – 15h00

Convidado: Frei Vitorio Mazzuco,OFM,
Pertence a Ordem dos Frades Menores. É formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, RJ, e pós-graduado como Mestre em Teologia Espiritual, com especialização em Franciscanismo, pela Pontificia Universidade Antonianum de Roma. Atualmente é Vice-Presidente da Casa Nossa Senhora da Paz- Ação Social Franciscana, a Mantenedora da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, SP, e Coordenador do Núcleo de Pastoral Universitária da USF. Trabalhou por sete anos na Editora Vozes como Diretor Editorial. Viaja pelo Brasil e algumas vezes ao exterior como assessor de Cursos, Retiros e Palestras, participa como conferencista em eventos sobre Espiritualidade, autor e co-autor de livros, possuiu um blog sobre Carisma Franciscano

PAINEL 04: “A Convocação do Papa Francisco a partir do enfoque da Laudato Sí”.
Horário: 15h15 – 16h15

Convidada: Moema Miranda,
Antropóloga, com mestrado pelo Museu Nacional, PPGAS/UFRJ. É secretária da Rede Igrejas e Mineração, coordenadora do Projeto Diálogo dos Povos AL-África e da Secretaria Nacional do Sinfrajupe, Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia.

PAINEL 05: “Pactos, práticas e vivências contemporâneas para outra economia é possível”.
Horário: 16h15 – 17h15

Convidada: Rosana Padial,
Sócia diretora da NOUS - Desenvolvimento Profissional Ltda. Graduada em Serviço Social e Arte Educadora. Há 30 anos atua em comunidade com desenvolvimento de grupos de família, grupos produtivos e criação de projetos.
Foi gestora de um projeto de melhoria nas casas de 40 famílias, para isso criamos e gerenciamos um financiamento comunitário, para a realização das obras de construção nas casas com a participação dos moradores.
Mentora do Projeto "Vizinho o Começo da Vida na Cidade", participa com a sua rua e vizinhança da rede internacional "Social Street". Também é bordadeira amante das Artes Manuais, focalizadora de Dança Circular e Terapeuta dos Florais de Bach.
Seu projeto mais recente é: "Um Passo Um Ponto” que reflete sobre as relações entre a Dança Circular e o Bordado Livre, e como essas atividades contribuem para nosso bem- estar pessoal e social.