Institucional
26.05.2026
SEMANA CULTURA DO CUIDADO PROMOVE REFLEXÃO SOBRE SEGURANÇA, INCLUSÃO E RELAÇÕES HUMANAS NO INSTITUTO TEOLÓGICO FRANCISCANO
Na última semana, o Instituto Teológico Franciscano promoveu a Semana Cultura do Cuidado: Segurança, Inclusão e Relações Humanas, iniciativa voltada à formação e ao fortalecimento das relações entre os colaboradores da instituição. Ao longo dos encontros, foram abordados temas atuais e fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho mais humano, acolhedor e consciente.
A programação teve início com a participação da professora do Instituto e psicóloga Liane Diehl, que conduziu a dinâmica “Caça ao Tesouro”. A atividade proporcionou um momento de integração, escuta e cooperação entre os colaboradores, favorecendo a reflexão sobre a importância do trabalho em equipe e das relações interpessoais no cotidiano institucional.
No segundo encontro, a professora e secretária do ITF, Renata Bernardo, conduziu uma conversa sobre o tema “Inclusão e Diversidade”. Em sua reflexão, destacou a importância do respeito, da empatia e da valorização das diferenças, promovendo um espaço de diálogo e conscientização sobre as relações humanas no ambiente de trabalho e na sociedade.
Dando continuidade à programação, o enfermeiro e técnico em segurança do trabalho Pedro Michaeli ministrou uma formação sobre “Primeiros Socorros”. Durante o encontro, os colaboradores receberam orientações teóricas e práticas sobre como agir em situações de emergência no ambiente profissional, reforçando a importância do cuidado e da prevenção.
Encerrando a semana, a professora Moema Miranda conduziu a reflexão “Eu, você, nós: fraternidade nos tempos atuais”. O encontro proporcionou um momento profundo de partilha e reflexão sobre o papel de cada pessoa no mundo, bem como sobre a relação da humanidade com a natureza, destacando a necessidade de cultivar atitudes de fraternidade, cuidado e responsabilidade com a vida.
A Semana Cultura do Cuidado reafirma o compromisso do Instituto Teológico Franciscano com a promoção de valores humanos, da inclusão e da construção de relações pautadas no respeito, na fraternidade e no cuidado mútuo.
Cauã Faria
