Institucional
18.02.2026
"RASGAI O CORAÇÃO, E NÃO AS VESTES; VOLTAI PARA O SENHOR, VOSSO DEUS." Jl 2,13
O centro de toda a liturgia católica é o Mistério Pascal. Com a Quarta-Feira de Cinzas iniciamos o tempo quaresmal, quarenta dias de preparação para a Páscoa. É um período de recolhimento, oração e movimento interior, no qual todos somos convidados a uma verdadeira conversão.
O profeta Jl 2,12-18 nos diz: “Rasgai o coração, e não as vestes; voltai para o Senhor, vosso Deus”. Depois da grande destruição e da calamidade sofrida pelos gafanhotos que atacaram as plantações em Israel, a fome, a dor e a miséria abatiam o povo, no dia do Senhor, como aclamado pelo profeta Am 5,18-20. Os sacerdotes convocam o povo, jovens, anciãos e crianças, a pedir perdão. É um período de rasgar o coração, adentrar no deserto da vida e nos revestir de um coração semelhante ao de Cristo.
As práticas quaresmais, oração, jejum e caridade, são caminhos de aproximação a Deus e aos irmãos quando acompanhadas de sincera conversão. Se forem vividas de coração, alcançarão o coração de Deus.
O jejum não é regime nem economia doméstica; é uma prática comum no Antigo Testamento e é um sinal de arrependimento e mudança de vida. Os profetas são vozes que convidam a um coração arrependido, e Jesus é Aquele que nos chama a adorar o Pai em espírito e verdade. Assim, a Quaresma é um tempo forte, em que o convite à conversão e ao retorno para Deus se torna mais incisivo e urgente.
As cinzas colocadas sobre nossas cabeças são sinal de penitência e expressão de um profundo significado bíblico. A vivência da Quaresma manifesta o desejo de uma vida nova, à semelhança de Cristo. Os textos da Sagrada Escritura propostos pela liturgia constituem um itinerário de compromisso e fidelidade. É um tempo favorável, e uma oportunidade para estarmos atentos à voz de Deus. Os exercícios quaresmais, jejum, oração e caridade, são molas propulsoras de mudança de vida. São ocasião propícia para percebermos a dimensão da graça de Deus que repousa sobre toda a Igreja.
Conversão é ação do coração; é retornar ao Senhor, renunciar ao mal e transformar o modo de viver conforme apresentadas nas Sagradas Escrituras Sl 4,3; Ó homens, até quando tereis o coração pesado, e amareis o nada, e buscareis a ilusão, Jr 18,11; E agora dize aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém: "Assim disse Iahweh. Eis que eu preparo contra vós uma desgraça e formulo contra vós um plano. Converta-se, pois, cada um de seu caminho perverso, melhorai vossos caminhos e vossas obras. Ez 36, 31 Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos e das vossas ações que não eram boas e sentireis asco de vós mesmos em virtude das vossas maldades e abominações.
O convite é à mudança do coração. Podemos observar no Poverello de Assis, que realizava suas quaresmas conforme apresenta Frei Aldir Crocolli, pg. 114: “Em homenagem a São Miguel, costumava fazer uma quaresma que começava em 15 de agosto, Festa da Assunção de Maria, e se estendia até 29 de setembro, festa de São Miguel. Para Francisco, São Miguel é o encarregado de apresentar as almas a Deus” 2Cel 197,6.O exemplo de São Francisco de Assis é um testemunho que continua fascinante de alguém que mudou o coração, porque foi tocado pela Palavra. O Poverello de Assis era alguém cuja vida era profundamente marcada pela vivência da oração. Sua prática era expressão de amor e contemplação.
Este dia marca também o início da Campanha da Fraternidade, cujo tema é “Fraternidade e Moradia” e cujo lema é: “Ele veio morar entre nós” Jo 1,14.
Que esta Quaresma seja tempo de abrir espaço para Deus e para nossos irmãos. Que nossa prática seja autêntica e verdadeira, e que nosso caminho seja de conversão sincera. Que isso nos ajude a nos aproximarmos de Deus e dos irmãos, “transformando a dor em bondade”.
Saúdo cordialmente você, caro leitor, e desejo uma santa Quaresma, e toda a paz e todo o bem que vêm de Deus!
Frei Arildo Magalhães, OFMCov
Referências:
BÍBLIA DE JERUSALÉM. 2012. Paulus.
Chave Bíblica Católica. São Paulo: Editora Ave Maria, 2012.
CROCOLLI, Frei Aldir. Francisco de Assis: uma vida que fala. Porto Alegre: ETESF, 2025.
GARMUS, Ludovico. Preparando a Mesa da Palavra. Rio de Janeiro: Vozes, 2023.
