Institucional
26.03.2025
AS RAMIFICAÇÕES DA PRIMEIRA ORDEM FRANCISCANA, UMA DINÂMICA DE UNIDADE NA SINGULARIDADE
Nesta busca incessante de compreender a preciosidade do carisma franciscano, desde suas origens, a qual somos convidados a realizar este movimento de retorno as fontes, Retorno a Francisco de Assis! Retorno ao âmago carismático que permeia este estilo de vida. Alguns questionamentos surgem ao longo da história e que até hoje se fazem presentes entre nós. Com tantos franciscanos e franciscanos espalhados pelo mundo, quem nunca se questionou: por que esse frei franciscano usa marrom? Por que esse frei usa cinza? O que é frei capuchinho? Não são todos franciscanos? O que são frades conventuais, frades capuchinhos e frades menores?
Tais indagações nos convidam a olhar para a história, ao passado que nos ensina, ao presente que nos presenteia e ao futuro convidativo. São Francisco de Assis, quando no século XIII reúne um pequeno grupo de irmãos para viver a penitência, com a aprovação da regra de vida em 1223, estes irmãos, os Frades Menores, buscavam viver segunda a forma do santo Evangelho. Esta é a primícia fundamental de todos os frades, viver o Evangelho! Certamente não era do imaginário de São Francisco de Assis que o pequeno grupo de penitentes se tornasse uma grande Ordem, um movimento de irmãos que se espalhou por todo o mundo.
Ainda nos inícios da Ordem Franciscana, quando, pois, São Francisco já havia feito sua páscoa, grupos de irmãos já surgiram. Os conventuais e os da observância, estes dois grupos que apresentaram na história modos particulares de se viver o carisma franciscano. Os conventuais se caracterizavam pela busca de uma vivência do carisma franciscano em conventos, nos grandes centros urbanos. Já os frades da observância procuraram viver o franciscanismo na estreita observância da regra. Mas a grande diferença visível entre estes dois grupos é: os Frades Conventuais usam o hábito franciscano da cor cinza e o caparão mais alongado, e os frades da observância, posteriormente em 1897, com a junção de outros pequenos grupos de frades, foram intitulados como Frades Menores, usam o hábito marrom com o caparão mais curto.
Estes dois grupos, por muito tempo, viveram com alguns aspectos próprios de vida, não obstante, da realidade histórica, viveram até mesmo um certo “conflito” entre eles. Algo que hoje em dia não se sustenta. Dando continuidade, em 1525 surge outro grupo de frades, os quais queriam viver um estilo de vida mais missionário, intitulados Frades Capuchinhos. Estes usam um hábito marrom, sem caparão, somente com um capuz mais alongado. É neste senário histórico que hoje temos as três famílias da primeira Ordem de São Francisco de Assis. Os quais são: Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv); Ordem dos Frades Menores (OFM) e Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap). Cada qual com singulares diferenças, mas todas vivem o mesmo carisma franciscano, que se compreender em viver segundo o Evangelho.
Frei Ytalo Weslley Pereira Guerra, OFMConv