Institucional
20.03.2025
INSTITUTO TEOLÓGICO FRANCISCANO REALIZA ABERTURA DO ANO ACADÊMICO DA FACULDADE DE TEOLOGIA DO ANO DE 2025
No dia 19 de março de 2025, Solenidade de São José, o Instituto Teológico Franciscano (ITF) celebrou o início do ano acadêmico de 2025. A abertura começou com a celebração Eucarística, presidida por Frei Willian Gomes Mendonça, OFMConv, Guardião do Convento São Boaventura, e concelebrada por Frei Sandro Roberto da Costa, OFM, Diretor do Instituto Teológico Franciscano; Frei Adriano Lima, OFMCap, Formador da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos; e Frei Elói Dionísio Piva e Frei Ivo Muller, docentes da Instituição.
Em sua homilia, Frei Willian nos recordou de uma Carta Apostólica em que o Papa Francisco destaca algumas qualidades de São José, como sua dedicação ao chamado de Deus e o exemplo deixado pelo Santo em sua vida e missão.
Após a missa, no salão acadêmico, aconteceu a Aula Magna, ministrada por Frei João Reinert, OFM. Sua reflexão abordou o tema: “1700 anos de Nicéia e o Jubileu da Esperança: Perspectivas Teológico Pastorais”, no qual ele falou sobre o Concílio de Nicéia, um marco fundamental na história da Igreja, e a sua relação com o Jubileu da Esperança, nos convidando a refletir sobre as ações que nos envolvem na transmissão da mensagem de esperança. Frei Sandro, como Diretor do ITF, também fez um discurso ao final, levando os alunos a refletirem sobre a importância dos estudos em Teologia e dando boas-vindas aos nossos novos alunos e os animando a perseverarem.
Em seguida, foi inaugurada na biblioteca do Instituto a exposição “Laudato Si”, em celebração aos 800 anos do Cântico das Criaturas, poema escrito por São Francisco de Assis. As obras expostas são de Frei Pedro Pinheiro, OFM, e poderão ser visitadas até o final de abril.
Para encerrar o evento, os participantes se dirigiram aos jardins do Instituto, onde foi plantada uma árvore no novo "Recanto Laudato Si". Frei Sandro ressaltou a importância da preservação da natureza neste momento em que comemoramos o Cântico das Criaturas, fazendo uma oração pela nossa Terra. O momento de espiritualidade foi concluído com uma canção e seguiu para um lanche de confraternização, reunindo alunos, colaboradores e convidados em um clima de fraternidade e união.
Este evento foi uma oportunidade para reforçar os valores fraternos que orientam a missão do Instituto Teológico Franciscano, lembrando a todos da importância do cuidado com a criação e do compromisso com a formação humana e também cristã.