Institucional

10.02.2025
PROFESSORA DE MARIOLOGIA PARTICIPA DA 2ª JORNADA DE ESTUDOS MARIOLÓGICOS EM APARECIDA, SP.
A professora de Mariologia do Instituto Teológico Franciscano (ITF), Profa. Dra. Maria Suzana F. A. Macedo, participou da 2ª Jornada de Estudos Mariológicos, com o tema "A humanidade de Maria: ensaios de antropologia marial". O evento aconteceu na cidade de Aparecida, SP, de 26 a 29 de janeiro deste ano, promovido pela Associação Brasileira de Mariologia (ABM).
O primeiro conferencista, Pe. Alfonso García Rubio, Professor Emérito da PUC-RIO, abordou a questão do dualismo antropológico dentro da Igreja, desde seus primórdios, destacando como, de certa forma, isso prejudicou a integração do ser humano enquanto corpo e espírito. Para o sacerdote, é necessário articular e integrar a vida eclesial com a ação social e política, levando em consideração o ser humano em sua totalidade.
No dia 28, a conferência da Professora Dra. Ir. Clara Temporelli (UCC-Argentina), moderada por Fr. Jonas Nogueira da Costa, OFM. Ir. Clara apresentou uma releitura do dogma da Imaculada Conceição, lembrando a histórica disputa entre franciscanos, dominicanos e jesuítas sobre a teológica questão do pecado original e sua isenção em Maria. Para a professora, a Imaculada Conceição vai além da visão negativa da sexualidade e do processo geracional, representando a mulher libertada pela graça divina. Trata-se de uma libertação integral — pessoal, social e política — permitindo-lhe permanecer na graça de Deus.
O evento promoveu o Observatório Mariano, onde discutiram temas como publicações marianas, piedade e devoção, aparições marianas, expressões estéticas e cursos, com o objetivo principal de analisar o novo ou diferente em cada área escolhida, identificando desafios ou tendências e refletindo sobre o potencial integrador e humanizador da teologia mariana no fenômeno observado.
O encerramento ocorreu com uma Missa em Ação de Graças, celebrada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Estiveram presentes o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, Pe. Rosivaldo Motta, Diretor da Academia Marial de Aparecida, Pe. Joãozinho (Faculdade Dehoniana), além de mariólogos de diversas regiões do Brasil, leigos, leigas, religiosas, religiosos e sacerdotes.