16.08.2024

"Jornada para o Brasil: história das imigrações de povos de língua alemã"

No dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19:30 horas, foi inaugurada no Instituto Teológico Franciscano a exposição "Jornada para o Brasil: história das imigrações de povos de língua alemã". Este evento, que integra as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã ao Brasil, foi organizado em parceria com o Instituto Teológico Franciscano, o Clube 29 de Junho de Petrópolis e o Consulado da Alemanha no Brasil. O acervo exposto foi cedido pelo Instituto Martius-Staden, proporcionando uma profunda imersão na história e na contribuição dos imigrantes de língua alemã para a formação cultural e social do Brasil.
A noite de abertura contou com a belíssima apresentação do Coral das Meninas Cantoras dos Canarinhos de Petrópolis, que encantou os presentes com sua música. Após a apresentação, os convidados puderam participar das palestras de Frei Elói Dionísio Piva intitulada  "Franciscanos alemães e a cultura de Petrópolis", destacando a influência religiosa e cultural dos franciscanos no desenvolvimento da cidade. Em seguida, o Professor Maurício V. Ferreira Júnior, Diretor do Museu Imperial, proferiu a palestra "Objetos de memória e a Vilegiatura Tropical Serrana: os cristais gravados pela família Sieber", explorando a importância dos artefatos históricos e a herança deixada pelos imigrantes alemães.
O evento foi um marco nas celebrações do bicentenário, reunindo a comunidade em torno de uma rica herança histórica, reforçando os laços culturais entre o Brasil e a Alemanha, e destacando o papel dos imigrantes de língua alemã na construção do país.

Esta exposição imperdível estará aberta ao público de segunda a sexta, de 08h às 18h, até o dia 13 de setembro.

Texto e imagens Igor Fernandes (Divulgação ITF)

Ver todas as imagens