Biblioteca em Petrópolis possui um dos acervos de teologia mais importantes da américa latina

12.01.2023

Filosofia, ciências sociais, economia, história, política e principalmente teologia. Estes são alguns dos gêneros encontrados na Biblioteca Frei Constantino Koser, no Instituto Teológico Franciscano. Os mais de 70 mil volumes estão armazenados pelos quatro andares do espaço.

O atual diretor do Instituto Teológico Franciscano, Frei Sandro Roberto da Costa, explicou que a biblioteca, de mais de 100 anos, pertence aos franciscanos de Petrópolis. O acervo do local é considerado um dos mais importantes de teologia da América Latina.

O espaço recebeu o nome do Frei Constantino Koser, uma forma de homenagear o patrono da biblioteca, que além de ter sido professor do ITF, foi Ministro Geral da ordem dos franciscanos. Ele desempenhou um trabalho importante na ordem franciscana em Roma, no governo geral. Ele era considerado uma pessoa muito dedicada aos estudos, um grande teólogo e um grande incentivador dos estudos, na biblioteca é possível encontrar muitos documentos e arquivos ligados à ele.

A estrutura da biblioteca visa atender o público em geral, contando com rampas e elevadores que facilitam a acessibilidade. O local é utilizado ainda por alunos durante o curso de teologia do próprio Instituto.

A bibliotecária Elaine Cristina Guimarães de Oliveira, explicou que os livros estão por transição na classificação. “Antes eles eram organizados na classificação alfa-numérica e agora está passando para a classificação decimal. Esta classificação atual, é adotada pela Universidade São Francisco, agora a Biblioteca Frei Constantino Koser faz parte de uma rede de bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Universidade São Francisco (SIBIUSF)”, explicou.

Além dos livros, os periódicos, mais conhecidos como revistas de teologia, são disponibilizados pela biblioteca. As edições são tanto nacionais quanto estrangeiras, com as mais variadas línguas, desde o inglês ao espanhol e até alemão.

Falando em línguas, o ITF também tem se destacado pelos variados cursos de idioma com aulas de: inglês, italiano, grego e até latim. Os cursos tem duração média de cinco meses, e as inscrições estão abertas para o público em geral.

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, de 07h às 17h. Para acompanhar mais informações sobre os cursos e sobre a biblioteca, basta acessar o site: www.itf.edu.br.

Divulgação TVC

Texto e foto: Gabriel Faxola