ITF acolhe com festa os novos bacharéis em Teologia

14.12.2022

ITF acolhe com festa os novos bacharéis em Teologia

Petrópolis (RJ) – Com alegria e festa o Instituto Teológico Franciscano (ITF) de Petrópolis (RJ), acolheu, na noite desta quarta-feira (7/12), os novos bacharéis em Teologia. Os formandos Augusto Luiz Gabriel, David Belineli, Diego Oliveira da Silva e Thereza Cristina Diehl, receberam das mãos de Frei Sandro Roberto da Costa, Diretor do ITF, o grau do bacharelado, em um clima de muita gratidão.

No início da solenidade de Colação de Grau, os professores Frei Elói Dionisio Piva, Frei Gilberto da Silva, Frei James Luiz Girardi, Frei Marcos Antonio de Andrade, Frei Francisco Morás e Frei Ronaldo Fiuza Lima, foram convidados para compor a mesa. Na sequência, os formados foram recepcionados no Salão Acadêmico pelo público presente, pelos professores, dentre eles Frei Marcos, Definidor da Província, representando o Governo Provincial. Frei Sandro fez a abertura da cerimônia: “Quero felicitar a todos pela conclusão desta etapa formativa. Quatro estudantes concluem hoje uma etapa de sua formação nesta instituição franciscana. Depois de quatro anos, que, reconhecemos todos, não foram fáceis, podemos dizer que conseguimos chegar a um bom termo”.

Após a execução do Hino Nacional brasileiro, todos foram convidados a participar de um momento orante, conduzido por Frei David e pela formanda Theresa Diehl. Em seguida, Frei Augusto, orador da turma, proferiu seu discurso.

“Começo esse discurso agradecendo ao Sumo Bem, nosso Criador, pela dádiva da inteligência, sabedoria, da saúde e do estudo. Sem sua intercessão, nada disso seria possível. Quero cumprimentar meus amigos formandos e agradecer pela oportunidade de representá-los neste momento de fala. Ressalto que não foi fácil escrever esse discurso, mas em nome de todos desejo expressar o sentimento que emana de dentro de nós neste dia: gratidão”, disse.

“Ao longo de nossa jornada, criamos laços de amizade, de fraternidade, amadurecemos como cristãos católicos, franciscanos, como pessoas, conhecemos e convivemos com profetas, evangelistas, frades, padres, pais da igreja, papas, autores e professores que com maestria nos indicaram o caminho a ser seguido, o de Jesus Cristo, o profeta do Pai que comunica a todos ‘o Caminho, a Verdade e a Vida", acrescentou.

“Enfim, ‘a gratidão é a memória do coração’, e é a forma mais bonita de demonstrar-se grato por aquilo que foi vivido. Por isso, agradecemos a todos os professores do Instituto Teológico Franciscano, pelo tempo dispensado para conosco, pelas aulas, pelos ensinamentos, pela compreensão de nossos anseios, dúvidas, questionamentos, e também pela paciência. Ao agradecer nossos docentes, estendemos nossa gratidão ao Frei Sandro, diretor do ITF, e a todos os docentes da Universidade São Francisco”, destacou.

“Nestes quatro anos, alguém nos acompanhou de perto, auxiliando, ensinando e nos encorajando a sempre mais buscar e questionar. Tornamo-nos próximos da sabedoria na medida em que submergimos em seus saberes. Por isso, queremos louvar e agradecer a Deus por todo bem dispensado a cada um de nós”. E concluiu citando Fernando Pessoa: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem”

Passou-se a seguir ao juramento e outorga do Grau do Curso de Teologia. De mãos estendidas, os formandos proferiram juntos o Juramento que ressalta a importância de empenhar-se pelo conhecimento da verdade, tendo como instrumento principal, a Sagrada Escritura. Por fim, o Diretor do ITF e Coordenador do Curso de Teologia, Frei Sandro Roberto da Costa proferiu seu discurso.

Segundo ele, o labor acadêmico não é tarefa fácil, exige vocação ao estudo, disciplina, empenho e dedicação. “Para nós franciscanos, sobretudo o ‘estudo’ (do latim ‘studium’), tem um sentido muito específico, que exprime, em si mesmo, toda uma realidade identitária, do modo de ‘fazer e viver’ segundo a proposta de vida de Francisco de Assis e de seus seguidores”, disse. E parafraseando o ex- Ministro Geral Hermann Shaluck, afirmou: “O estudo, como todas as outras coisas em nossa vida em fraternidade, deve ser enxertado no vigor espiritual de São Francisco”. “Nesse sentido, é importante esclarecer que “studium” não significa apenas e tão somente a atividade acadêmica formal, nas salas de aula, nos bancos das escolas. A palavra ‘estudo’ sintetiza e traz em si um sentido de empenho com todas as forças, com todas as energias, na busca do bem comum, na dedicação pelo serviço ao próximo, na abertura a toda a fraternidade humana, e em sintonia com todas as criaturas. Para o franciscano, o estudo não se justifica em função dos títulos, dos privilégios, do engrandecimento e da vaidade pessoal. Estudar, a partir do carisma franciscano, significa abrir-se à toda a realidade querida por Deus, a toda a criação e a todas as criaturas, na busca de, sobretudo, conhecer o Altíssimo, o Eterno e Sumo Bem”. E acrescentou: “Nesse sentido, estudo tem a ver com contemplação, que, na boa tradição franciscana, une o conhecimento científico à sabedoria de vida, que inclui a dimensão religiosa”

A cerimônia terminou com a foto oficial e uma confraternização no refeitório do ITF.

Ver todas as imagens