ITF realiza fórum de debate entre professores, alunos e colaboradores

15.06.2021

ITF realiza fórum de debate entre professores, alunos e colaboradores

Na última quarta-feira, dia 09 de junho, das 08h00 às 11h15, o Instituto Teológico Franciscano realizou o Fórum de Debate, atividade de cunho acadêmico, que contou com a participação de docentes, discentes e funcionários do corpo técnico-administrativo. Participaram do fórum 61 pessoas, reunidos remotamente (via google meet) para debater e apresentar questões pertinentes, visando a ampliação na oferta de cursos de extensão e lives, com temáticas voltadas aos seus os alunos e ao público externo.

Frei Ivo Müller, diretor do ITF, deu as boas vindas e apresentou os participantes do encontro. Na sequência, Hugo Musetti, secretário do ITF, apresentou projetos para ampliação dos cursos de extensão ofertados pelo Instituto, destacando a crescente participação da comunidade externa, projetando o oferecimento de mais cursos. Na sequencia, contamos com a participação da Renata Bernardo, professora e pesquisadora da Universidade São Francisco, que apresentou o “Programa Chave”, projeto desenvolvido para fornecer uma formação continuada aos professores, e salientou a importância da inovação na formação e capacitação dos docentes. Depois disso, o Luis Guilherme, na qualidade de presidente da CPA (Comissão Própria de Avaliação) apresentou os novos membros da Comissão e o caminho a ser pavimentado no ITF nas novas avaliações.

Depois do coffee break, houve a divisão da assembleia em grupos, que se reuniram em salas virtuais diferentes e durante meia hora, avaliaram as propostas dos novos cursos, seminários, eventos em forma de lives, dentre outros assuntos. Na sequencia, houve o retorno dos grupos à plenária, onde os representantes de grupos puderam apresentar ricas contribuições, a partir dos colegiados.

O professor Hugo fez uma apreciação do fórum, afirmando que esta iniciativa do ITF foi muito feliz, ao abrir o espaço da discussão a todos os segmentos da instituição, parabenizando a instituição pelo evento. Frei Ivo considerou ainda que o Fórum alcançou a sua finalidade, sendo assim um espaço fecundo ao fomento de novas sugestões, alargando o espaço do ITT, além do curso de graduação. Com criatividade, sobretudo no tempo da pandemia, os novos cursos projetados e colocados na programação de seu portfólio, conseguiremos chegar aos novos interlocutores, que se encontram em outros rincões, muito além dos cursos ministrados presencialmente.

*Igor Júlio Fernandes / Frei Ivo Müller, OFM.