Institucional

3º Domingo da Páscoa

17.04.2021
Liturgia

3º Domingo da Páscoa

Oração: “Ó Deus, que vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual, para que, tendo recuperado agora com alegria a condição de filhos de Deus, espere com confiança o dia da ressurreição”.


1. Primeira leitura: At 3,13-15.17-19
Vós matastes o autor da vida,
mas Deus o ressuscitou dos mortos.

Depois que Pedro e João curaram o paralítico, este os acompanhava por toda parte; isso atraiu muita gente para ver o maravilhoso acontecimento (At 3,1-10). Então Pedro tomou a palavra para explicar o acontecido. Não foram eles que o curaram, e sim, Jesus. Este Jesus, que o povo e as autoridades haviam rejeitado diante de Pilatos. Preferiram que lhes soltasse Barrabás, um assassino, e condenasse à morte Jesus, o “Santo e Justo”, o próprio “Autor” ou princípio “da vida”, por meio do qual Deus concede a Israel a conversão e o perdão dos pecados (cf. 5,31). Escolheram um assassino, que tira a vida, e rejeitaram a Jesus, aquele que dá a vida. 
Os vários títulos dados a Jesus fazem parte da pregação dos primeiros cristãos. O mais importante, porém, é o anúncio da ressurreição de Jesus, rejeitado “por ignorância” pelo seu povo. Pedro explica que, assim, Deus quis cumprir o sofrimento do Messias, anunciado pelos profetas. Ao dizer que Jesus foi rejeitado por seu povo “por ignorância”, Pedro se coloca no mesmo nível dos que ele acusa. Talvez se lembrasse que ele próprio no tribunal judaico havia negado conhecer Jesus; no entanto, tinha-se arrependido e tinha sido perdoado. Tinha experimentado a misericórdia divina e, por isso, agora, exorta os ouvintes: “Arrependei-vos e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados”.
No domingo passado (Jo 20,19-31), recordamos que Jesus tinha perdoado os discípulos que o tinham traído, negado e abandonado; tinha-lhes dado o Espírito Santo para que perdoassem os pecados. Hoje, Pedro coloca-se como pecador perdoado, que anuncia a seus ouvintes a boa-nova do perdão e da reconciliação.

Salmo responsorial: Sl 4
Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!


2. Segunda leitura: 1Jo 2,1-5a
Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados,
e também pelos pecados do mundo inteiro.

Com palavras paternais, o autor da Carta exorta os cristãos do final do I século a não pecarem. Sabe que as pessoas podem tornar-se infiéis à primeira conversão, quando abraçaram a fé cristã e receberam o perdão dos pecados. Lembra, contudo, que, se alguém pecar, pode confiar em Jesus Cristo, o intermediário junto ao Pai, e ser novamente perdoado. Mas quem conhece/experimenta a misericórdia do perdão de Deus é convidado a observar os seus mandamentos, de modo especial o mandamento do amor, a fim de que nele se realize o seu amor divino.

Aclamação ao Evangelho
    Senhor Jesus, revelai-nos o sentido da Escritura,
    fazei o nosso coração arder, quando nos falardes.


2. Evangelho: Lc 24,35-48
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Assim está escrito: o Messias sofrerá
e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia.

Lucas fala de três manifestações de Jesus ressuscitado. Na primeira, algumas mulheres, que tinham seguido Jesus desde a Galileia (Lc 23,55-56; 24,1-7), visitam o túmulo e o encontram vazio. E dois anjos explicam o que aconteceu: “Ele não está aqui, mas ressuscitou como havia prometido”. Elas não vêem a Jesus. Mesmo assim, comunicam a notícia aos apóstolos, mas estes não acreditam (24,1-12). Depois, Jesus se manifesta a dois discípulos no caminho de Emaús. Quando estes voltam a Jerusalém e comunicam o acontecimento aos onze e aos discípulos reunidos, estes também confirmam o fato: “O Senhor ressuscitou de verdade e apareceu a Simão” (24,13-35). Por fim, no evangelho de hoje (v. 36-48), enquanto os apóstolos ouviam o relato dos discípulos de Emaús, Jesus aparece e os saúda: “A paz esteja convosco!” Mas eles se assustam, pensando ver um fantasma. Para tirar-lhes as dúvidas e confirmar que ressuscitou “de verdade”, Jesus mostra-lhes as mãos e os pés chagados. Como, apesar da alegria e surpresa, alguns ainda duvidassem, Jesus pede-lhes algo para comer e come diante deles (cf. At 10,41). Para crer na ressurreição, não basta um túmulo vazio. Agora eles têm provas que confirmam a identidade do Cristo ressuscitado com Jesus de Nazaré, que conviveu com eles na vida pública e morreu na cruz. Além dessas provas, o próprio Jesus recorda o que havia dito sobre sua morte e ressurreição e abre-lhes a inteligência para compreenderem o que as Escrituras dele falavam. Por fim, aponta-lhes a futura missão: Como testemunhas qualificadas, deverão anunciar em seu nome a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém (cf. At 1,8).
A fé na ressurreição de Cristo nos convoca a uma vida nova, de cristãos reconciliados com Deus e com os irmãos, capacitados a dar testemunho de sua fé por palavras e obras.


Frei Ludovico Garmus, ofm

Compartilhe:   

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: