Institucional

 2º Domingo do Advento, ano B

04.12.2020
Liturgia

2º Domingo do Advento, ano B

Oração: “Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida”.

1. Primeira leitura: Is 40,1-5.9-11
Preparai o caminho do Senhor.

Com a leitura que hoje ouvimos começa o chamado “Livro da Consolação”, isto é, a 2ª parte do Profeta Isaías (Is 40–55). Um discípulo de Isaías fala agora em Babilônia, pelo final do exílio (587-538 a.C.). Os profetas anteriores (Am, Os, Is, Jr e Ez) denunciavam o pecado e anunciavam o castigo. Agora a palavra de ordem é: “consolai o meu povo... porque recebeu... em dobro por todos os seus pecados” (Is 40,1-2). A palavra é dirigida aos que estavam no exílio e para os habitantes de Jerusalém, destruída. Deus parecia ter esquecido Jerusalém em ruínas: “Mas Sião reclama: ‘O Senhor me abandonou, meu Deus me esqueceu” (Is 49,14).
Nesse contexto, em Babilônia levanta-se uma voz profética e grita aos exilados: “Preparai no deserto o caminho do Senhor”, um caminho reto e plano para que Deus possa reconduzir seu povo a Jerusalém. “Ele vem com poder”, não com o poder de um general à frente de seu exército, mas com o domínio suave de um pastor sobre seu rebanho. Ele reunirá as ovelhas dispersas, por culpa de maus pastores (cf. Ez 34,1-24). Como pastor, o Senhor cuidará de suas ovelhas com carinho maternal; levará ao colo os cordeirinhos, conduzindo mansamente as ovelhas mães, promessas de vida. O profeta deve anunciar a boa-nova também em Sião. Jerusalém precisa estar preparada para receber festivamente as ovelhas conduzidas pelo próprio Deus-Pastor: “Eis o vosso Deus”. O Deus-Pastor é boa-nova, o evangelho que esperamos.
No Advento esperamos com alegria o nascimento do Filho de Deus. Como estamos nos preparando? Que montes ou colinas devemos rebaixar e quais vales precisamos nivelar?
Salmo responsorial: Sl 84
Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade,
e a vossa salvação nos concedei!


2. Segunda leitura: 2Pd 3,8-14
O que nós esperamos,
são novos céus e uma nova terra.

Um discípulo do apóstolo Pedro adverte os cristãos de seu tempo, e a nós, sobre o foco principal em nossa vida, que é o encontro com o Senhor que vem. O tema é, portanto, a 2ª vinda do Senhor. Ela ainda não aconteceu, porque o Senhor é paciente e está dando um tempo para nossa conversão. Na parábola do domingo passado vimos que o patrão se ausentou, sem marcar a data do retorno, deu tarefas a cada empregado e mandou o porteiro vigiar. A palavra “vigiar” é agora trocada pelas palavras “converter-se”, “esperar” com ansiedade, “para que ele nos encontre numa vida pura, sem mancha e em paz”. Esse é o caminho que devemos preparar entre a primeira e a segunda vinda do Senhor.

Aclamação ao Evangelho
Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas.
Toda a carne há de ver a salvação de nosso Deus.


3. Evangelho: Mc 1,1-8
Endireitai as estradas do Senhor.

O tema do evangelho deste domingo está voltado para a primeira vinda do Senhor, mais precisamente, para a atividade de João Batista. “Endireitai as estradas do Senhor” (1ª leitura) é o lema de um discípulo do profeta Isaías, em Babilônia, que agora João retoma. Não se trata de endireitar uma estrada física, mas de entrar no caminho sinalizado pelo “batismo de conversão para o perdão dos pecados”, para que “nada nos impeça de correr ao encontro do Filho de Deus” (oração). Aquele pastor prometido pelo profeta está próximo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu... Ele vos batizará com o Espírito Santo”; ele é o pastor que reúne seu rebanho, carrega os cordeirinhos em seus braços e tange as ovelhas (1ª leitura).
O caminho para correr ao encontro do Salvador que vem, é o caminho da conversão e do perdão dos pecados. Então, sim, Ele nos mostrará a sua bondade e nos concederá a sua salvação (Salmo responsorial).

Frei Ludovico Garmus, ofm

Compartilhe:   

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: