Institucional

Último dia da XXI Semana Teológico-Pastoral

22.10.2020
Notícias

Último dia da XXI Semana Teológico-Pastoral

 O último dia da XXI Semana Teológico-Pastoral foi dedicado ao “olhar do pastor”, o cuidado pastoral que decorre do discipulado de Jesus Cristo.
Na primeira palestra do dia, padre Antonio Luiz Catelan Ferreira abordou a centralidade do querigma no atual magistério papal. De acordo com o palestrante, o querigma é o coração do evangelho e o centro da ação evangelizadora do papa Francisco. Partindo da compreensão da teologia do querigma e de seu desdobramento ao longo do século XX, Pe. Antonio Catelan aprofundou o tema da ação evangelizadora e encerrou sua fala abordando a renovação eclesial. Interagindo com os participantes, esclareceu que a teologia é um carisma a serviço da Palavra; a aproximação entre teologia e pastoral se dá pela vida eclesial do teólogo.
Padre Leomar Nascimento de Jesus, da diocese de Santo Amaro – SP, proferiu a segunda palestra da manhã: “Papa Francisco: um sinal de contradição? Oposições ao seu paradigma pastoral”. A exposição se baseou na aproximação e melhor acolhida aos grupos LGBT materializada nas palavras e gestos do papa Francisco. Tema polêmico e muito oportuno, especialmente em decorrência das afirmações do papa em um documentário recente. O conferencista ressaltou que, tal como Cristo, o atual bispo de Roma tem incomodado muitas estruturas instituídas no mundo atual, buscando não se esquivar de temas polêmicos. As palavras e os gestos do papa surpreendem e são sinal de esperança e de abertura para as comunidades LGBT que habitam as “periferias existenciais”.
Ao término do evento, Pe. Waldecir Gonzaga agradeceu a todos que tornaram possível essa Semana desafiadora, em uma nova versão “mais leve”, on-line. A parceria entre a PUC-Rio e o ITF de Petrópolis, mais uma vez, foi bem-sucedida.
As palestras do último dia da XXI Semana Teológico-Pastoral estão disponíveis em: https://www.youtube.com/watch?v=z6SWiA4msmY

Compartilhe:   

Verifique o cadastro do ITF no e-MEC
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

Contato

Endereço

Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis – RJ | CEP: 25.655-151

Telefones:  (24) 98839-7966


Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades: